À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 livro de obadias

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de obadias Empty
MensagemAssunto: livro de obadias   livro de obadias EmptyQui Set 24, 2009 10:25 am

Atestando a certeza do cumprimento desta mensagem de julgamento contra Edom, Jeová fez com que proferimentos similares fossem feitos por outros de seus profetas. Destacam-se entre estes os registrados em Joel 3:19; Amós 1:11, 12; Isaías 34:5-7; Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14; 35:2-15. Os proferimentos anteriores se referem obviamente aos atos de hostilidade em tempos passados, ao passo que os de data posterior são, evidentemente, acusações contra Edom por sua conduta imperdoável, a que Obadias se refere, na época em que os babilônios tomaram Jerusalém. Fortalecerá a nossa fé no poder profético de Jeová se examinarmos como as preditas calamidades sobrevieram a Edom. Ademais, edificará confiança em Jeová como sendo o Deus que sempre executa o seu propósito declarado. — Isa. 46:9-11.

 Obadias havia predito que “os próprios homens que estavam em pacto” com Edom, os “em paz” com ela, seriam os que prevaleceriam contra ela. (Obd. 7) A paz de Babilônia com Edom não durou. Durante o sexto século AEC, forças babilônicas sob o Rei Nabonido conquistaram Edom. Não obstante, um século depois de Nabonido ter invadido o país, o confiante Edom ainda esperava repatriar-se e, sobre isso, Malaquias 1:4 diz: “Visto que Edom está dizendo: ‘Fomos destroçados, mas retornaremos e construiremos os lugares devastados’, assim disse Jeová dos exércitos: ‘Eles, da sua parte, construirão; mas eu, da minha parte, derrubarei.’” Apesar dos empenhos de Edom de se recuperar, por volta do quarto século AEC os nabateus estavam firmemente estabelecidos no país. Tendo sido expulsos de seu país, os edomitas moravam na parte sul da Judéia, que veio a ser chamada de Iduméia. Jamais conseguiram reconquistar a terra de Seir.

 Segundo Josefo, no segundo século AEC, os edomitas remanescentes foram subjugados pelo rei judeu João Hircano I, foram forçados a se submeter à circuncisão e, assim, gradualmente foram absorvidos no domínio judaico sob um governador judeu. Depois da destruição de Jerusalém pelos romanos, em 70 EC, o nome deles desapareceu da história. Foi como Obadias predissera: “Terás de ser decepado por tempo indefinido. . . . E não se mostrará haver nenhum sobrevivente da casa de Esaú.” — Obd. 10, 18.

 Em contraste com a desolação de Edom, os judeus voltaram à sua terra de origem em 537 AEC, sob o governo de Zorobabel, onde reconstruíram o templo em Jerusalém e ficaram firmemente estabelecidos no país.

 Quão evidente é que o orgulho e a presunção levam à calamidade! Que o destino de Edom sirva de alerta para todos os que orgulhosamente se exaltam e cruelmente se alegram da tribulação que possa sobrevir aos servos de Deus. Reconheçam eles, como fez Obadias, que “o reinado terá de tornar-se de Jeová”. Os que lutam contra Jeová e seu povo serão totalmente exterminados por tempo indefinido, mas o majestoso Reino de Jeová e seu eterno reinado ficarão para sempre vindicados! — V. 21.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de obadias
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Um livro de 200 páginas
» Física no Vestibular - Por qual livro estudar?
» ESCOLA BÍBLICA - Estudos no livro de Daniel - A estátua - Lição 3
» ESCOLA BÍBLICA-MÊS SETEMBRO-A mensagem do livro aos Romanos.
» No livro de Jó 38:22,23 - Trecho Apocalíptico? Interessante!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: