À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro de joel

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro de joel   Qui Set 24, 2009 10:23 am

Alguns comentaristas têm descrito Joel como profeta da melancolia. Contudo, do ponto de vista do próprio povo de Deus, ele aparece como proclamador de gloriosas novas de libertação. O apóstolo Paulo acentua essa idéia em Romanos 10:13, dizendo: “Pois ‘todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo’.” (Joel 2:32) Houve um cumprimento notável da profecia de Joel no dia de Pentecostes de 33 EC. Nessa ocasião, Pedro foi inspirado a explicar que o derramamento do espírito de Deus sobre os discípulos de Cristo era um cumprimento da profecia de Joel. (Atos 2:1-21; Joel 2:28, 29, 32) Pedro deu muita ênfase ao sentido profético das palavras de Joel: “E todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.” — Atos 2:21, 39, 40.

 Notáveis similaridades podem ser observadas entre a praga de gafanhotos descrita por Joel e a praga profetizada em Revelação (Apocalipse), capítulo 9. De novo o sol escurece. Os gafanhotos assemelham-se a cavalos preparados para a batalha, fazem um ruído semelhante ao ruído de carros e têm dentes semelhantes aos de leões. (Joel 2:4, 5, 10; 1:6; Rev. 9:2, 7-9) A profecia em Joel 2:31, que fala do sol tornar-se escuridão, é paralela a um evento mencionado nas palavras de Isaías 13:9, 10 e Revelação 6:12-17, e também em Mateus 24:29, 30, onde Jesus mostra que a profecia se aplica ao tempo em que ele vem como Filho do homem com poder e grande glória. As palavras de Joel 2:11, “o dia de Jeová é grande e muito atemorizante”, aparentemente são mencionadas em Malaquias 4:5. Descrições paralelas desse ‘dia de escuridão e densas trevas’ encontram-se também em Joel 2:2 e Sofonias 1:14, 15.

 A profecia de Revelação (apocalipse) aponta para “o grande dia” do furor divino. (Rev. 6:17) Joel também profetiza a respeito desse tempo, mostrando que, quando o grande “dia de Jeová” vier sobre as nações, os que O invocarem para proteção e libertação ‘salvar-se-ão’. “Jeová será refúgio para o seu povo.” Será restaurada a prosperidade edênica: “E naquele dia terá de acontecer que os montes gotejarão vinho doce, e os próprios morros manarão leite, e os próprios regos de Judá correrão todos cheios de água. E da casa de Jeová procederá um manancial.” Ao apresentar essas brilhantes promessas de restauração, Joel magnifica também a soberania de Jeová Deus e apela aos sinceros de coração à base de Sua grande misericórdia: “Retornai a Jeová, vosso Deus, porque ele é clemente e misericordioso, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência.” Todos os que atenderem a este apelo inspirado colherão benefícios eternos. — Joel 2:1, 32; 3:16, 18; 2:13.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de joel
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Livro de JOEL - Estudo Metódico
» Livro para Olimpíadas de matemática
» Receba gratuitamente o livro Tempo de Esperança
» Um livro de 200 páginas
» Qual o melhor livro de Mátematica do Fundamenta?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: