À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro de jeremias

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro de jeremias   Qui Set 24, 2009 10:16 am

Esta profecia inspirada é sumamente edificante e proveitosa. Veja o corajoso exemplo do próprio profeta. Sem temer, ele proclamou uma mensagem impopular a um povo ímpio. Rejeitou a associação com os malfeitores. Compreendeu a urgência da mensagem de Jeová, devotando-se de todo o coração à obra de Jeová, sem desistir. Constatou que a palavra de Deus era semelhante a um fogo nos seus ossos, e era a exultação e a alegria de seu coração. (Jer. 15:16-20; 20:8-13) Tenhamos nós sempre igual zelo pela palavra de Jeová! Estejamos nós também sempre prontos a dar apoio leal aos servos de Deus, como deu Baruque a Jeremias. A obediência sincera dos recabitas é também um exemplo esplêndido para nós, assim como o é a bondosa consideração de Ebede-Meleque pelo perseguido profeta. — 36:8-19, 32; 35:1-19; 38:7-13; 39:15-18.

As palavras que Jeová dirigiu a Jeremias se cumpriram com surpreendente exatidão. Isto certamente fortalece a nossa fé no poder de Jeová de fazer profecias. Tome, por exemplo, as profecias, cujo cumprimento o próprio Jeremias viu, tais como: o cativeiro de Zedequias e a destruição de Jerusalém (Jer. 21:3-10; 39:6-9), o destronamento e a morte no cativeiro do Rei Salum (Jeoacaz) (Jer. 22:11, 12; 2 Reis 23:30-34; 2 Crô. 36:1-4), a deportação do Rei Conias (Joaquim) para Babilônia (Jer. 22:24-27; 2 Reis 24:15, 16) e a morte, no espaço de um ano, do falso profeta Hananias. (Jer. 28:16, 17) Todas essas profecias, e outras mais, foram cumpridas exatamente como Jeová predissera. Profetas e servos posteriores de Jeová também acharam que as profecias de Jeremias tinham peso e eram proveitosas. Por exemplo, Daniel compreendeu, lendo os escritos de Jeremias, que a desolação de Jerusalém duraria 70 anos, e Esdras chamou atenção para o cumprimento das palavras de Jeremias no fim dos 70 anos. — Dan. 9:2; 2 Crô. 36:20, 21; Esd 1:1; Jer. 25:11, 12; 29:10.

 Na ocasião em que instituiu a celebração da Refeição Noturna do Senhor com seus discípulos, Jesus mostrou o cumprimento da profecia de Jeremias com relação ao novo pacto. Assim, ele se referiu ao “novo pacto em virtude do meu sangue”, por meio do qual seus discípulos obtiveram perdão de seus pecados e foram ajuntados como nação espiritual de Jeová. (Luc. 22:20; Jer. 31:31-34) Os gerados pelo espírito, convidados a participar do novo pacto, são os que Cristo introduz no pacto para o Reino, a fim de reinarem com ele nos céus. (Luc. 22:29; Rev. 5:9, 10; 20:6) Este Reino é mencionado diversas vezes na profecia de Jeremias. Em meio a todas as denúncias contra a Jerusalém sem fé, Jeremias apresentou um raio de esperança: “‘Eis que vêm dias’, é a pronunciação de Jeová, ‘e eu vou suscitar a Davi um renovo justo. E um rei há de reinar e agir com discrição, e executar o juízo e a justiça na terra’.” Este rei será chamado “Jeová É Nossa Justiça”. — Jer. 23:5, 6.

 Jeremias fala de novo de uma restauração: “E certamente servirão a Jeová, seu Deus, e a Davi, seu rei, a quem levantarei para eles.” (30:9) Finalmente, ele fala da boa palavra que Jeová tem dito a respeito de Israel e de Judá, no sentido de que “naqueles dias e naquele tempo [Jeová fará] brotar um renovo justo para Davi”, para multiplicar a sua semente e para que haja “um filho reinante no seu trono”. (33:15, 21) Tão certo quanto um restante voltou de Babilônia, assim o Reino deste justo “renovo” fará com que reine a justiça e a retidão sobre toda a terra. — Luc. 1:32.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de jeremias
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual foi a pessoa que começou a escrever o livro de Jeremias? Pergunta para o irmão o amigo Adailton
» Estudo e cronologia do livro de Ezequiel.
» Livro para Olimpíadas de matemática
» JEREMIAS 3 ;14,15
» Jeremias 31:33

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: